Amílcar Martins

am

Amílcar Martins é ArteNauta = Arte + Nauta (Viagem). Arte-Viajante + Arte-Brincador + Arte-Contador + Arte-Animador + Arte-Educador + Arte-Curador + Arte-Investigador.

Ph.D. e M.Ed. em Ciências de Educação, Didática das Artes, pela Universidade de Montreal, Québec, Canadá. Licenciado em Teatro com o curso de Atores e Encenadores pela Escola Superior de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa. Estudou dança clássica no Estúdio de Dança Ana Mascolo, tendo feito parte do Grupo de Bailado Ana Mascolo em vários espetáculos e temporadas de Ópera na Companhia Nacional de Ópera.

Trabalhou com artistas, produtores e realizadores em diversas performances e espetáculos de dança, teatro, ópera, artes plásticas, televisão, cinema, rádio, contação de histórias e outras modalidades expressivas em inúmeros projetos nacionais e internacionais. Lecionou, participou e/ou organizou cursos, conferências, seminários, oficinas, tertúlias, master classes, animações, exposições, espetáculos, performances, estágios, residências artísticas, investigações in loco em Portugal, Espanha, França, Angola, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Filipinas, Japão, República Popular da China (Macau-China) e Rússia.

Interessa-se pela arte e educação; expressão dramática e teatro; voz e dicção; narrativas e contação de histórias; literatura (de/para) crianças; dança e música; iconografia artística digital; animação e intervenção artística; relações interculturais; perfis de ArteNautas de ação criativa e transformadora.

É professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância; coordenador do Mestrado em Arte e Educação (MAE) da Universidade Aberta; investigador no CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Polo da UAb) e no INVITRO – Laboratório de Arte, Tecnologia e Ciência.