Conferência ARTeFACTo

No âmbito do projeto INVITRO-gerador foi organizada a 1a edição da conferência ARTeFACTo – Conferência Internacional de Estudos Transdisciplinares sobre Artefactos na Arte, Tecnologia e Sociedade que teve lugar em Lisboa, 16-17 novembro de 2018, uma organização conjunta da Associação e da Universidade Aberta.

A conferência teve como presidente honorário o Prof. Basarab Nicolescu, do CIRET, um dos subscritores da Carta da Transdisciplinaridade resultante do 1º Congresso da Transdisciplinaridade, Arrábida, 1992.

A conferência congregou autores de 9 países, com cerca de 20 trabalhos como artigos longos e 8 instalações artísticas, contando com cerca de 60 participantes. Teve como oradores convidados o Prof. Florent Pasquier, do CIRET, França, o Prof. Heitor Alvelos, do ID+, Portugal, e como artista convidado o Prof. Jônatas Manzolli da UNICAMP, Brasil.

Presidiu à comissão científica e artística internacional o Prof. Pedro Alves da Veiga, da Universidade Aberta; e à comissão organizadora a Prof. Elizabeth Carvalho da mesma universidade.

O livro de atas foi publicado pela Artech-Internacional estando disponível online em http://hdl.handle.net/10400.2/7868.

O sítio web do evento encontra-se no seguinte endereço: http://artefacto.artech-international.org/artefacto-conference-2018/