WK #5 Entre Real e Virtual

WK #5

Entre Real e Virtual – à descoberta da poesia de um corpo por Sofia Fitas

CANCELADO

28 e 30 de Março e 1 de Abril, das 18:00 às 20:00, Palácio Ceia, Universidade Aberta, Rua da Escola Politécnica, 147, Lisboa.

Sofia_experimento_1_02_crediteeAparições / Revelações – Encontrar outras possibilidades para o(s) corpo(s).
Partindo de uma imagem vertical e de uma organização anatómica do corpo que nos são mais habituais e correntes, trabalharemos e exploraremos o corpo e o seu movimento, com a intenção de desconstruir estas imagens e organização correntes do corpo, para encontrar outras possibilidades de movimento e de expressão.
Viajar e interagir com o nosso e os outros corpos.
Tentaremos encontrar outros modos de sentir e de pensar o corpo…
Na preparação e no trabalho do corpo abordaremos diferentes técnicas de movimento como : Body Mind Centering, Release Technique, Contacto Improvisação, Yoga.

 

Sofia Fitas é coreografa e performer que vive e trabalha em Paris.

O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado em Portugal, França, Bélgica, Espanha, Holanda, Croácia e Hungria. Intuição, experimentação e devir são palavras-chave na sua pesquisa coreográfica. O seu trabalho centra-se numa experimentação e desconstrução do corpo e do seu movimento, e põe em evidência uma interrogação sobre o indivíduo e a sua identidade, perturbando a definição de ser humano, questionando a nossa percepção e representação do corpo.

Sofia Fitas iniciou a sua formação em dança na Escola da Companhia de Dança de Lisboa em 1987. Em 1989 foi-lhe atribuída bolsa de estudo na Escola de Dança Rui Horta onde continuou a sua formação até 1992. No ano lectivo de 1992/93 prosseguiu os seus estudos em Londres no London Studio Center e Urdang Academy. Em 1994, já em Portugal, continuou a prática da dança clássica e iníciou o estudo de dança contemporânea (técnica de Release e de Body Mind Centering) com Francisco Camacho, João Fiadeiro, Clara Andermatt, Sofia Neuparth, Amélia Bentes, Peter M. Dietz. Prosseguiu com o estudo de técnicas de improvisação e composição coreográfica com Ana Macara, Martha Moore, Mary O’Donnell, Peter Hulton, Sofia Neuparth, Vera Mantero. Em 1999 conclui a Licenciatura em Dança na Faculdade de Motricidade Humana.

O desenvolvimento do seu trabalho coreográfico e de toda a pesquisa conceptual e artística implicada, incitaram-na a seguir em 2004 o mestrado em Estética/ Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Estes estudos foram completados e aprofundados, em Paris, na Universidade de Paris

VIII – Saint Denis e no Centre National de la Danse, em 2006.

Do seu trabalho destaca as seguintes coreografias, FORA do ESQUECIMENTO, 1° Prémio no Concurso Jovens Criadores, Lisboa, 2000; EXPERIMENTO 1 (1° Prémio no 13° Festival Internacional de Dança Contemporânea das Ilhas Canarias, 2008; QUE SER ? Selecionado por AEROWAVES – Companhia Prioritária 2012; EXPERIMENTO 3, co-produzido por La Briqueterie, Centre de Développement Chorégraphique e apresentado na Biennale de Dança de Val-de-Marne, 2013.

Em Portugal lecionou em diferentes escolas, das quais destaca : C.E.M. – Centro em Movimento e o Espaço Evoé.  Atualmente Sofia prepara uma nova criaçao : Experimento 4 a estrear em 2016 e continua a apresentar as suas peças precedentes.

http://www.ciesofiafitas.com/

2 thoughts on “WK #5 Entre Real e Virtual

Os comentários estão fechados.